Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, a União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) empossou sua nova Diretoria Executiva, Regional e os Conselhos Fiscal e Consultivo, para a gestão 2024-2028, em assembleia marcada por discurso enfático sobre a valorização do magistério e a importância histórica UPPES na defesa da educação pública.
O presidente eleito, Raymundo Nery Stelling Junior, reforçou o compromisso institucional com os professores e ressaltou as décadas de luta da UPPE-Sindicato. O evento, que contou com a presença de filiados de diversas regiões do estado e autoridades, foi a oportunidade para a apresentação das diretrizes e metas da nova gestão.
Assista ao discurso na íntegra:
O educador destacou a importância histórica da UPPE-Sindicato na defesa dos direitos do professorado fluminense e na promoção de melhorias nas condições de trabalho, além do investimento em Educação. “Nosso sindicato é estadual. Então, nosso compromisso é com todos os professores e alunos dentro da área do estado do Rio de Janeiro. Se vocês observarem nossa bandeira histórica (bandeira da UPPES tem os dizeres Lux in Tenebis) é luz na escuridão, luz nas trevas, a estrela da UPPES tem esse objetivo, através da educação, do saber, da valorização do professor público, da escola pública e trazer, na verdade, um novo horizonte. Nenhuma cultura, nenhum país atual conseguiu passar de certo ponto do desenvolvimento que não fosse através da educação. Então, o que propomos é continuar a lutar e temos certeza de que vamos chegar nesse novo horizonte, de uma forma mais ampla com a unidade de todos”, frisou.
O sindicalista, durante seu pronunciamento, salientou a importância da gestão da professora Teresinha Machado da Silva e a transformação da UPPES em sindicato. “Nós somos o sindicato dos professores públicos estaduais e especialistas em educação e, graças ao protagonismo da professora Teresinha, quando, em 1988, a Constituição Cidadã permitiu que o funcionário público pudesse ser sindicalizado, imediatamente, se correu atrás disso. Então, nosso sindicato, fundado em 1945, como uma associação se tornou o primeiro sindicato de servidores públicos do país”, afirmou.
O professor Stelling também destacou a importância da atuação sindical nas diversas regiões do estado e da unidade de objetivos institucionais. “Somos uma instituição que possuímos pensamentos dos mais diversos. No entanto, no bojo dos nossos valores são os tradicionais: o professor; o aluno; a família; a cultura; a harmonia; o equilíbrio; a construção de pontes e não de muros. Esses são o princípio da educação e de qualquer educador. Durante essas quase oito décadas, a UPPES tem sido um verdadeiro bastião”.
A Comissão Eleitoral foi composta por: Maria das Graças Vargas Boechat da Silva, Maria Cristina Saldanha de Almeida e Rose May Barbosa Andrade.
Diretoria empossada para a gestão 2024-2028: