OFÍCIO: UPPES REIVINDICA CONCURSO PARA PROFESSOR ARTICULADOR

A Diretoria da União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) encaminhou um ofício ao governador Cláudio Castro salientando a importância da realização de concurso púbico para suprir as vagas de professor articulador da Educação Especial para as 1.233 unidades escolares da rede estadual de ensino. Os professores que apresentarem interesse terão a jornada de trabalho ampliada através de Gratificação por Lotação Prioritária (GLP),  conforme noticiado no site da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

A nosso ver, tal medida viola a exigência de provimento de cargos públicos por meio de concurso, bem como não favorece a carreira docente, uma vez que tal gratificação contempla apenas os tempos efetivamente trabalhados, além de não ser passível de incorporação aos proventos de aposentadoria.

O ofício também foi encaminhado à secretária de Educação,  Roberta Barreto; ao secretário de Fazenda,  Leonardo Lobo; ao secretário da Casa Civil, Nicola Miccione e ao presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Alan Lopes.

Leia ofício na íntegra: