Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, a União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) realizou importante Webinar de Educação, abordando o tema “Quais os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)?”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da UPPES no YouTube, contou com a presença de cerca de 450 inspetores escolares de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.
A palestra foi conduzida pela psicóloga Bianca Fonseca, que destacou os direitos garantidos às pessoas com TEA, além de abordar estratégias da educação inclusiva e políticas públicas voltadas para a sociedade. Durante o encontro, foram apresentados dados, estudos, leis e orientações práticas para os educadores, promovendo uma troca produtiva de conhecimento.
O webinar UPPES de Educação reafirmou o compromisso da entidade em ampliar o debate sobre temas relevantes na educação, oferecendo propostas de formação continuada, através do Núcleo de Ensino, bem como apoio aos educadores. No vídeo de saudação do presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, o educador destacou a relevância do tema e o olhar da entidade acerca da educação no estado. “É um grande prazer estar recebendo cerca de 450 membros da inspeção escolar do Estado do Rio de Janeiro. A UPPES, que, no próximo ano, estará completando 80 anos, possui uma tradição grande na defesa do Magistério Público Estadual e Especialistas em Educação e, conjuntamente, na promoção da qualidade da educação no Rio de Janeiro. Por isso, essa parceria nos honra muito”, frisou.
Com a participação ativa dos inspetores escolares, através do chat, o Webinar elucidou diversas dúvidas. Representando a Inspeção Escolar, a inspetora Ângela Vimercate esteve no palco do Teatro Anaíta Custódio Cardoso, para levar as dúvidas e questionamentos dos educadores. “Nós da inspeção escolar trabalhamos e atendemos todas as escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada do estado do Rio de Janeiro, e nos deparamos com muitas questões. Entre elas, encontramos a questão da inclusão e, em especial, a questão do TEA. Nossa expectativa hoje é que os nossos professores e inspetores escolares tenham uma visão ampla da execução desse trabalho, da inspeção dentro da escola, junto à equipe técnica e administrativa pedagógica, garantindo o direito dos alunos a ter uma educação de qualidade, uma educação dentro do que a legislação determina, e que os alunos tenham esse atendimento como precisam e é garantido por lei”, assinalou.
Para a psicóloga Bianca Fonseca, o webinar é um lugar de importantes trocas. “É importante a gente falar sobre os desafios e os direitos, porque, em geral, se fala da regra e esquecemos que, muitas vezes, temos as exceções. Essas são as grandes dificuldades que a gente enfrenta no dia a dia. Quando há alguma coisa que foge ao convencional, como é que se lida com essas dificuldades, com essas questões? Então é importante que tenhamos encontros como esse do webinar, para que possamos, de alguma forma, elucidar algumas dúvidas, trazer tantas outras e pensarmos juntos. Infelizmente, a gente trabalha com a regra e precisamos, muitas vezes, pensar nessas exceções. Não podemos falar tanto de inclusão e não podemos pensar em todo mundo do mesmo jeito”, afirmou.