Durante sua exposição, o professor Claudio enfatizou a importância da inclusão tecnológica como ferramenta essencial de promoção da autonomia e acessibilidade. “Hoje é uma data a ser pensada. O desembargador André Fontes falou algo importante. Ele não gosta de falar “pessoas com deficiência”. Se a gente pegar a palavra deficiência, chute a letra D, vai ficar o quê? Eficiência. É isso que nós temos que ver. O deficiente tem habilidades e competências. Todos nós temos habilidades e competências. Mesmo que seja a habilidade de apenas mover um pouco a face, mover um dedinho, é o suficiente para que possamos interagir com essa pessoa. E nós vamos ver isso aqui.”, afirmou.
O workshop reuniu especialistas, magistrados e representantes do Judiciário de diversas regiões do país. O evento reforçou a importância de iniciativas conjuntas entre setores públicos na construção de uma sociedade mais inclusiva
A UPPES, através do Núcleo de Ensino, reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e o compartilhamento de conhecimentos, além do desenvolvimento de práticas que promovam a inclusão social, demonstrando sua relevância no cenário educacional e social do estado do Rio de Janeiro.