A UPPE-Sindicato realizou, com êxito, nesta quarta-feira, 16 de abril, a palestra “Autismo em Foco: Desafios do Diagnóstico Tardio e Caminhos para o Cuidado Integral”, reunindo filiados, diretores e convidados no Teatro Anaíta Custódio Cardoso, localizado na sede da entidade. O evento foi marcado por uma manhã de aprendizado, troca de experiências, além de reflexões importantes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Organizada pelo Núcleo de Ensino da UPPES, sob a coordenação do professor Dr. Claudio Joaquim dos Santos Braga, o evento teve como palestrantes a psicóloga Dra. Bianca Fonseca, psicanalista clínica e forense, terapeuta do desenvolvimento, psicoterapeuta infantil, ludoterapeuta, neuropsicopedagoga, psicomotricista e neurocientista; bem como a prof. Dra. Dayse Serra, doutora em psicologia pela PUC-Rio, mestre em educação inclusiva, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), pedagoga, psicóloga e psicopedagoga, que compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre inclusão, diagnóstico precoce e tardio, práticas pedagógicas e os direitos das pessoas com TEA.
O presidente da UPPES, professor Dr. Stelling, fez a abertura do evento, destacando a importância da pauta e reforçando o papel do sindicato na vanguarda das questões que dizem respeito à educação e à construção de uma sociedade mais justa. “É dever da sociedade e das instituições educacionais garantir a compreensão, inclusão e o respeito à diversidade. A UPPES, nos seus 80 anos de história, tem sido pioneira nos mais diversos assuntos, além de vanguardista dos temas que fazem a sociedade mais justa e acolhedora”, afirmou.
O coordenador do Núcleo de Ensino, prof. Dr. Cláudio Joaquim enfatizou que a UPPES está se tornando uma referência em relação ao tema. “Esse já é o terceiro evento específico realizado pela entidade, além de eventos em outras instituições parceiras que nos convidam para palestrar. O tema é de suma importância para a formação de uma sociedade mais justa e acolhedora. Sou grato à diretoria da UPPES por entender e acreditar nessa temática”, frisou.
A palestra “Autismo em Foco 2025” reafirma o compromisso institucional com a formação continuada dos educadores no estado do Rio de Janeiro, além da valorização dos professores e especialistas em educação.