UPPES INAUGURA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 80 ANOS EM CABO FRIO

A União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) inaugurou, em Cabo Frio, nesta terça-feira (19/08),mais uma edição da exposição em celebração aos 80 anos da entidade. O evento reuniu professores e convidados em um momento marcado pela memória e valorização da trajetória da instituição, nos seus 80 anos. A exposição segue aberta à visitação no Museu e Casa de Cultura José de Dome, até o dia 28 de agosto, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

A abertura foi realizada pelo presidente da UPPES, professor Dr. Stelling, que ressaltou a importância histórica da mostra, que já percorreu outras regiões do estado. “Este é um marco para a nossa entidade e para toda a educação fluminense. Ao celebrarmos oito décadas de luta, reafirmamos o compromisso com a defesa da categoria e com uma educação pública de qualidade”, destacou.

 

 

 

A diretora regional da UPPES e responsável pela subsede de Cabo Frio, professora Marillene Ravizzini, também participou da abertura, enfatizando a relevância da cidade como espaço de acolhimento da exposição. “É uma honra para nós recebermos parte dessa história. Convidamos todos os professores da região, que é composta por 12 municípios, a visitarem a mostra e conhecerem de perto a história da UPPES”, afirmou. A educadora destacou o espaço no qual está sendo realizada a exposição. “Gostaria de ressaltar este local, conhecido historicamente por ser uma casa de acolhimento de crianças abandonadas, que foi inaugurado em 1835, tem tudo a ver com a história da UPPES, também conhecida por ser uma instituição acolhedora”, frisou.

 

A diretora de comunicação da UPPES, Neuza Caldas Maia, enfatizou a importância da exposição e o fato dela estar percorrendo o estado do Rio de Janeiro. “A exposição UPPES 80 anos pela educação é de suma importância que  esteja percorrendo o estado e que  as pessoas venham conhecendo o trabalho institucional da UPPES”, afirmou.

 

 

 

Para o presidente do Museu e Casa de Cultura José de Dome, Sérgio Gabriel, é um momento de celebração. “Mais do que uma exposição, eu entendo que nós estamos vivendo um momento de celebração. Oitenta anos que faz parte de uma história, de um movimento, de uma resistência. Então, isso é muito importante para que fique como um legado para aqueles que estão chegando agora e entenderem essa trajetória, que já tem 80 anos e a gente espera que perdure por mais 80, 100, 120 e assim por diante”, afirmou

 

 

Para o professor Luiz Fernando Batista, a presença e os eventos da UPPES são de suma importância para os professores da região. “A história da UPPES para a educação fluminense, para o professorado e para os aposentados é muito importante, porque é uma instituição muito séria. É muito importante essa atividade que a UPPES faz e, ao mesmo tempo, eu já estou pedindo aos meus amigos, professores do Estado que não são filiados, para que venham conhecer, pois é uma entidade que protege os associados, independente de política partidária. Então, eu acho que a UPPES é uma forma da gente se integrar e participar de todas as atividades que a instituição faz, principalmente, dentro de Cabo Frio. Eu vou considerar uma festa como a de hoje, dia 19 de agosto, eu acho que os associados deverão estar aqui para a gente participar dessa festa, dessa inauguração,  essa exposição que durará  mais uma semana”, ressaltou.

 

A professora Yara Coutinho Gomes, de 93 anos, fez questão de prestigiar a abertura da exposição. “Eu acho que foi muito importante  lembrarem de Cabo Frio e de mim, que estou com 93 anos e participando desse encontro. Sou filiada à UPPES há muitos anos. Quando eu me aposentei, eu estava com 70 anos e hoje eu estou com 93.  É um reconhecimento muito, muito importante da nossa UPPES para nós. Essa valorização que eu vejo aí. O trabalho que a UPPES faz é um trabalho que valoriza as pessoas”, assinalou. A educadora também relembrou com carinho o tempo de sala de aula.  “Eu atuei em todas as escolas aqui de Cabo Frio. Tinha dia que eu trabalhava de manhã, à tarde e à noite. Para mim, foi uma honra muito grande eu poder ser uma professora e trabalhar como eu trabalhava. Muitos dos meus alunos hoje passam por mim, me abraçam e me agradecem”.

A exposição traz registros fotográficos que destacam a atuação da UPPES ao longo das últimas oito décadas, enfatizando momentos de defesa da valorização do magistério e da educação pública no estado do Rio de Janeiro. O evento em Cabo Frio integra o calendário comemorativo dos 80 anos da UPPES.