PRESIDENTE DA CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS (CSB) VISITA UPPES

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, visitou acompanhado de uma comitiva da CSB, a sede estadual da UPPE-Sindicato, nesta segunda-feira (25/08). Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, no Teatro Anaíta Custódio Cardoso para reunião que contou com a presença da Diretoria Executiva da UPPES. O educador destacou a importância para entidade da presença da CSB na UPPES, algo que, segundo ele, demonstra a relevância institucional. “Recebemos com muita alegria o presidente da nossa Central Sindical, Antônio Neto, representando todo um conjunto de instituições que, historicamente, como nós UPPES, lutamos pelos direitos do trabalho e do trabalhador”, assinalou.

Ele destacou a força institucional da entidade, no ano dos seus 80 anos.  “A UPPE-Sindicato completará 80 anos este ano de 2025 e demonstra, cada vez mais, vigor e presença política institucional para defesa do magistério público estadual fluminense, automaticamente, para as famílias dos professores, para os alunos, enfim, para sociedade em geral”, frisou.

 

Para o presidente da CSB, a UPPES vem desempenhando um importante papel na defesa do magistério e da educação, no estado do Rio de Janeiro, assim como a vanguarda de assuntos inerentes ao magistério público e a sociedade como um todo. “Estar aqui na UPPES é de uma importância vital. Para nós, um sindicato não faz 80 anos à toa, é uma história de vida, de construção, além do compromisso que se tem com toda categoria de professores e com toda sociedade”, afirmou Antônio Neto.

O sindicalista ressaltou  a vanguarda da UPPES sobre assuntos de relevância social. “Quando eu vi aqui, que em 1958 já se discutia meio ambiente e agora está discutindo inteligência artificial, percebi a importância e a qualidade com que essa diretoria, essa entidade cuida das atividades. Isso faz com que os professores estejam bastante atualizados de todos os discursos. É uma honra muito grande para a CSB saber que temos os companheiros da UPPES dentro da Central e possam contribuir conosco em todo processo de levar a todas as entidades filiadas o trabalho bonito que vocês fazem aqui”

Já a presidente estadual da CSB, Maria Bárbara da Costa, afirmou que o encontro é de suma importância, pois se soma ao fortalecimento do movimento sindical. “É um momento único da Central com o nosso presidente que é da nacional na UPPES, porque o movimento sindical precisa dessa união, precisa que a gente, cada vez mais, possa ficar unidos, porque o momento está sendo muito difícil. O trabalhador se afastou muito do sindicato. Temos que fazer uma grande revolução e trazer esse trabalhador não só pra dentro das centrais mas para o  sindicato”.

O coordenador do Fórum Intersindical do Leste Fluminense, Jóse Juvino, destacou a luta da UPPES em prol do movimento sindical. “Eu só tenho a agradecer. Toda vez que eu venho ao sindicato dos professores do estado do Rio de Janeiro, sob a direção do nosso amigo professor Stelling, eu me surpreendo com a sua atuação, com as suas inovações e com o seu trabalho de liderança. Hoje, não poderia ser diferente recebendo aqui o presidente nacional da CSB com essa plenária maravilhosa, revi vários amigos e isso só nos honra essa forma do professor trabalhar. Obrigado, professor e parabéns pela atuação sindical! O Fórum Intersindical do Leste Fluminense fica muito honrado e orgulhoso de você assumir a coordenação da educação no estado do Rio de Janeiro!”, salientou.

PRESENTE E HOMENAGEM

O presidente da CSB, Antônio Neto, presenteou a UPPE-Sindicato, entregando ao professor Dr. Stelling a cópia da gravura do painel do mosaico dedicado por Pablo Picasso, em setembro de 1955, à Federação Sindical Mundial (FSM), por ocasião do seu décimo aniversário.

______________

Importância das Centrais Sindicais

REPRESENTAÇÃO AMPLIADA

As Centrais sindicais representam a os interesses de um grande número de trabalhadores e sindicatos filiados.

COOPERAÇÃO E UNIÃO

Buscam unificar a classe trabalhadora e fortalecer a organização sindical para defender seus direitos e lutar contra a exploração.