Hoje, dia 8 de setembro de 2025, a União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) comemorou 80 anos de fundação (em 8 de setembro de 1945) com uma celebração litúrgica na Capela da Subsede Casa do Professor.
Presentes diretores e conselheiros representando o coletivo Estadual Institucional, que já soma entre filiados e familiares um universo Uppeano de mais de 60 mil pessoas. Nesta ocasião, o celebrante padre Josiel Azevedo Lima consagrou o Espaço Sagrado o nominando de Capela do Divino Espírito Santo.
Como somos um coletivo diverso em denominações o Espírito Santo possui a devoção de todos os segmentos cristãos e, dessa maneira, será um espaço de devoção interdenominacional contemplando os filiados, seus dependentes, convidados e visitantes de forma ecumênica.
Nas palavras do presidente da UPPES prof. Dr. Stelling: “Este ato litúrgico demonstra nossa gratidão a Deus por toda nossa história institucional e, em especial, a todos que fizeram e/ou fazem parte deste caminhar, fundadores, diretores, conselheiros, equipes técnica e de apoio e aos parceiros, pessoas físicas e jurídicas”, frisou.
Durante a celebração, o padre Josiel Azevedo ressaltou a importância dos professores para sua vida e a sociedade como um todo. Segundo o sacerdote, os mestres ensinam para a vida. “Mais do que matemática e português, os professores nos dão lições para a vida, onde guardamos os seus ensinamentos”, assinalou.
Fundada em 8 de setembro de 1945, a UPPE-Sindicato é o legítimo representante dos professores e especialistas em educação no estado do Rio de Janeiro e responsável pelas principais conquistas do magistério público fluminense.