UPPES INAUGURA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA PELOS 80 ANOS NA ALERJ

A mostra, no Palácio Tiradentes, fecha circuito itinerante que percorreu diversas cidades do estado. (Acompanhe na UPPES TV, no youtube, reportagem especial)

Nesta quarta-feira (05/11), a União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) inaugurou, no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a etapa final da exposição comemorativa pelos 80 anos da entidade. O evento marcou o encerramento do circuito itinerante que percorreu diversas cidades do estado, levando ao público um resgate da história e das conquistas da UPPES, ao longo de oito décadas de atuação em favor do magistério e da educação fluminense.

Em seu pronunciamento, o presidente da UPPES, professor Dr. Stelling, ressaltou o significado histórico da exposição e o prestígio institucional alcançado pela entidade. “Encerrar esta exposição na Alerj, a casa legislativa do povo fluminense, é motivo de grande orgulho. Percorremos o estado mostrando a força e a história da UPPES, reafirmando nosso compromisso com o magistério e com a educação pública de qualidade. Aqui, quero agradecer a todos os filiados, de todo o tempo, pois ajudaram a construir essa história. O que temos aqui é um recorte de uma longa e reconhecida história, construída por cada um de nós”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com a presença do deputado estadual Samuel Malafaia, que prestigiou o evento e destacou a relevância da UPPES na defesa dos educadores e na colaboração na construção de políticas públicas para a categoria. Ele destacou que, como parlamentar também precisa atuar oferecendo oportunidades. “Nossa obrigação como parlamentar é abrir o espaço. Então, aqui está feito. Nós permitimos, através do nosso presidente, a quem eu quero agradecer muito, o deputado Rodrigo Bacelar, que abriu esse espaço pela primeira vez. Isso é uma coisa muito interessante”, frisou.

Filho de professora, o representante do legislativo ressaltou a importância da educação para a formação da sociedade e parabenizou todos os educadores, pelos 80 anos da UPPES. “A gente sabe a importância do professor, todos sabem que a formação do cidadão consciente, que sabe dos seus direitos e deveres, o desenvolvimento socioeconômico, oportunidade de bom estudo, para os jovens se tornarem cidadãos eficazes e úteis ao nosso país, ao nosso Estado. A inovação e progresso, que significa atualização das mentes, com as mentes produtoras de novas realidades”, assinalou.

Também participaram diretores da UPPE-Sindicato, conselheiros, filiados, convidados e visitantes, que puderam acompanhar o ato, que marca o encerramento da mostra, que se tornou o principal símbolo das comemorações dos 80 anos da instituição.

A mostra apresenta a reprodução de documentos, fotografias, publicações e momentos históricos, que narram a trajetória da UPPES desde sua fundação, em 1945, até os dias atuais, evidenciando a história da luta sindical e do fortalecimento da categoria do professorado público no estado do Rio de Janeiro.

A exposição é gratuita e fica aberta à visitação, até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, no centro do Rio de Janeiro.