UPPES PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ SOBRE A REFORMA ADMINISTRATIVA

A União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) participou, na última segunda-feira (10/11), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que discutiu os impactos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/2025) da Reforma Administrativa. O encontro foi promovido pela Comissão de Servidores Públicos da Casa, presidida pelo deputado estadual Flávio Serafini, e reuniu diversas entidades representativas do funcionalismo público, onde foi ressaltado que a PEC representa um ataque ao serviço público devido à alteração de 44 artigos da Constituição Federal.

A UPPES foi representada pela professora Luciane Azevedo, integrante, enquanto representante do sindicato, da coordenação do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj), que acompanhou os debates e reforçou a importância da mobilização unificada dos trabalhadores do serviço público em defesa dos direitos da categoria.

Durante a audiência, os participantes alertaram para os riscos da proposta, que

pode enfraquecer o serviço público, ampliar a precarização do trabalho e comprometer o atendimento à população, devido à ampliação de vínculos temporários e à adoção de avaliações subjetivas como condicionantes para progressões e gratificações.   Os representantes sindicais defenderam a construção de uma mobilização conjunta com o objetivo de barrar a tramitação da PEC no Congresso Nacional.

A UPPES reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública, a valorização dos educadores e da manutenção dos direitos dos servidores em geral, destacando a necessidade de fortalecer a unidade entre as entidades representativas do setor público frente aos desafios impostos pela proposta de reforma, além dos diversos ataques sofridos nos últimos anos pelas gestões.