A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta sexta-feira (10/9), por videoconferência, audiência pública sobre as ações do Conselho Estadual de Educação (CEE). No encontro, foram apresentadas as ações do órgão e sua organização institucional. O sindicato foi representado pela professora Luciane Azevedo, que ressaltou a necessidade de valorização da educação estadual.
Representando a presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, a professora Luciane Azevedo destacou o importante papel do órgão para o pleno desenvolvimento da educação pública estadual. “Em nome da UPPE-Sindicato destacamos o excelente trabalho que exercem em um espaço democrático, sempre disposto a receber a categoria. É perceptível todo o esforço da gestão para implementar a transparência absoluta da informação e eficiência administrativa, que geram impacto direto no cotidiano da população do nosso estado”, afirmou.
A educadora ressaltou a importância do CEE como órgão de estado, mas lamentou a falta de infraestrutura. “Como qualquer órgão, é necessário haver o devido investimento em infraestrutura. Entendemos também a necessidade da autonomia administrativa, a fim de que possa continuar atuando na formação educacional, na inclusão e na atuação política e social, bem como no diálogo com os estudantes e toda a comunidade escolar”, frisou.
A professora Luciane Azevedo ratificou a necessidade de valorização do magistério. “Gostaríamos de continuar contando com o apoio do Conselho, em relação à valorização dos educadores, que enfrentam uma situação de calamidade, que caminham para o oitavo ano sem a recomposição das perdas inflacionárias. Profissionais que têm se desdobrado em têm um papel essencial nessa pandemia, se desdobrando para oferecer educação de qualidade aos estudantes”, salientou.
O presidente do CEE, Ricardo Tonassi Souto, ressaltou a necessidade de investimento em infraestrutura e pessoal no Conselho, além de elencar as principais atribuições e articulações do órgão no que diz respeito à educação no Estado do Rio de Janeiro. O relatório apresentado detalhou a atuação das comissões e a importância do trabalho realizado.
Presidida pelo deputado Flávio Serafini, a audiência pública contou com a participação dos deputados: Sérgio Fernandes e Wellington José, além de representantes da Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Aderj), membros do CEE, do Fórum Estadual de Educação, bem como educadores e especialistas.