Alerj: Representante da UPPES reivindica valorização salarial em audiência sobre Plano Estadual de Educação

Em audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada na última segunda-feira (17/04), a representante da UPPES, Luciane Azevedo, destacou a importância da valorização salarial do magistério, em seu pronunciamento. De acordo com a educadora, para que se tenha um pleno desenvolvimento da educação estadual, o investimento no salário do professorado fluminense é fundamental. O debate contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

Durante a audiência, a opinião unânime entre parlamentares, membros do Executivo e os representantes das categorias foi o desarquivamento do Plano Estadual de Educação, tendo em vista que o projeto foi arquivado, no final da legislatura passada (2022). O Rio de Janeiro é o único estado da federação que não possui plano aprovado.

A professora Luciane Azevedo, que representou a presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, ressaltou a relevância do Plano Estadual de Educação e destacou a necessidade de se aprovar uma diretriz para o ensino do estado Rio de Janeiro.  “É uma dívida muito antiga com a educação do nosso estado e nós, enquanto sindicato, temos uma grande preocupação uma vez que o Rio de Janeiro é o único estado da Federação que não tem um plano aprovado. Em 2019, participamos do Congresso Estadual de Educação (Coed), onde houve a participação da sociedade civil para elaboração de um documento e, até momento, a gente não tem o principal instrumento de planejamento democrático, pelo que nós estamos lutando. Um documento essencial para a educação no estado e, como sindicato, consideramos isso grave por que o papel do governo não é apenas gerir uma rede, mas, sobretudo, coordenar as políticas públicas para que possamos garantir uma educação de qualidade, digna para toda a população, nossas crianças e adolescentes”, frisou.

A sindicalista destacou a atuação da UPPES na elaboração do documento de diretrizes educacionais e valorização da categoria. “Foi aprovado em plenária final do Coed, um documento que consagrou pilares fundamentais para a educação do nosso estado como: a inclusão, educação democrática e, sobretudo, a valorização da categoria docente. Dentro desse âmbito, achamos curioso, o que podemos compreender como valorização, tendo em vista que, hoje, o Estado do Rio de Janeiro paga o pior piso salarial aos professores e foram anos sem recomposição salarial e muitas promessas.”, afirmou.

A representante da UPPES reivindicou o cumprimento das leis aprovadas e sancionadas que proporcionariam melhorias salariais ao professorado fluminense. “Em outubro de 2021, houve uma publicação do governador, no Diário Oficial, prometendo uma recomposição salarial de 26% e não foi cumprida, sendo cumprida parcialmente, em janeiro de 2022 a primeira parcela de 13%, não sendo cumprida a segunda parcela em janeiro deste ano (2023), o que demonstra mais um descompromisso do governo com a categoria docente”, salientou.

A educadora ressaltou a necessidade do cumprimento das leis e o cumprimento do piso nacional. “Não tem como os professores do Estado continuarem recebendo o pior salário do país; é uma falta de respeito absurda com os educadores que enfrentam, hoje principalmente, muita violência dentro da sala de aula, professores que se desdobraram, durante o período de pandemia (covid-19), tendo que aprender muitas habilidades tecnológicas necessárias para lidar com toda aquela mudança e se desdobraram para oferecer o melhor para as nossas crianças e jovens. A UPPE-Sindicato tem lutado incansavelmente pela implementação do piso nacional do magistério, que foi mais uma promessa de campanha do governador e também não cumprida, até o momento. A educação pública de qualidade perpassa, necessariamente, pela valorização do professor e, não é à toa, que há anos temos identificado inúmeras carências dentro das salas de aula, em diversas disciplinas e essa carência nada mais é que a resposta do tratamento que os professores recebem do governo”, disse.

Migração de 18h para 30h semanais

A representante da UPPE-Sindicato também lembrou a não implementação da migração de carga horária dos professores  18h para 30h semanais, algo que, a seu ver, resolveria parte das carências da rede estadual de ensino. “Ainda dentro desse aspecto da valorização,eu  gostaria de ressaltar a importância da ampliação da carga horária dos professores 18h para 30h semanais, uma lei autorizada e sancionada em julho de 2021 e, até o momento, não tem um planejamento efetivo para a implementação. Os professores trabalham, fazem a Gratificação por Lotação Prioritária (GLP) para complementar a renda porque não têm um salário adequado e  quando se aposentam, nada é incorporado aos seus vencimentos. Então, esse mecanismo de exploração do trabalho docente precisa acabar”, reivindicou.

Plano Estadual de Educação e Novo Ensino Médio

A professora Luciane Azevedo citou diretrizes aprovadas no Plano Estadual e não colocadas em prática, também criticou as novas regras do Novo Ensino Médio. “Outras diretrizes que constam no plano estadual de educação são a superação das desigualdades educacionais e a melhoria da educação que, diante dessa perspectiva, um dos nossos grandes desafios é a implementação do Novo Ensino Médio. Sabemos que é uma suposta modernização, uma falsa ideia propalada de que os alunos teriam o direito de escolha, mas na realidade nós sabemos que a grande maioria das escolas do nosso estado não tem como oferecer todos os itinerários formativos para que esses estudantes possam ter essas oportunidades de escolha. O governo federal abriu uma consulta pública para avaliar a necessidade de realizar alguns ajustes no modelo do novo ensino médio e nós consideramos de extrema necessidade que esse debate seja bem aprofundado”, afirmou.

Desarquivamento do Plano Estadual de Educação

A representante da UPPES finalizou seu pronunciamento solicitando às autoridades o desarquivamento do Plano. “Quero finalizar ressaltando a importância desse desarquivamento a fim de que esse plano possa nos nortear para que possamos alcançar a mudança necessária na realidade educacional no estado, não apenas na melhoria da qualidade da rede, bem como a valorização da categoria e também um acesso a uma educação digna para toda a população”.

A deputada Martha Rocha, presidente da Comissão de Servidores Públicos, afirmou que os deputados pedirão o desarquivamento da proposta enviada pelo Executivo. De acordo com a parlamentar, será apresentado um requerimento à Mesa Diretora assinado pelos deputados participantes da audiência que assim desejarem.

Prescrição

O Plano Nacional de Educação foi publicado em 2014 e serviu de modelo para a elaboração de todos os planos estaduais pelo país, com validade de dez anos. Contudo, a elaboração do projeto no Estado do Rio de Janeiro ,ocorreu em 2019, quando foi realizado o III Congresso Estadual de Educação (Coed) o texto final foi enviado à Alerj apenas em 2022.

Presidida pelo deputado Alan Lopes, a audiência pública também contou com a participação dos deputados: Flávio Serafini , Fred Pacheco, Dani Balbi, Prof. Josemar, Tia Ju, Jorge Felippe Neto,  Márcio Gualberto, Elika Takimoto, além de representantes da Seeduc, Fórum Estadual de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinep).