Ao participar da audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a representante da UPPE-Sindicato, professora Luciane Azevedo, ressaltou a importância do investimento em educação para o pleno desenvolvimento da sociedade. Realizada nesta sexta-feira (18/06), a audiência faz parte da Semana de Ação Mundial, com o tema Financiamento e Escola Segura.
A educadora, que representou a presidente da UPPE-Sindicato, Teresinha Machado da Silva, destacou os desafios do educador brasileiro para aplicar um bom ensino e a necessidade da garantia do acesso à educação para todas as crianças e adolescentes. “É extremamente necessário garantirmos a educação para todas as crianças e adolescentes como um direito humano. Temos discutido, há anos, a necessidade de investimento em infraestrutura nas escolas, sobretudo, neste momento de pandemia, que impôs mais uma lacuna para a população mais vulnerável, devido à falta de acesso à internet e uso de equipamentos tecnológicos. É necessário um planejamento para um melhor financiamento a fim de garantir um sistema educacional público, gratuito e inclusivo, para melhoria da qualidade do ensino e também por meio de melhores condições de trabalho”.
A professora Luciane Azevedo, durante seu pronunciamento, reivindicou melhorias para o magistério público fluminense. “É muito importante ressaltarmos também a situação dos professores, que estão se desdobrando, desde o início da pandemia. Na verdade, eles sempre se desdobraram para oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos, com salários tão exíguos que recebem, atualmente, e, há sete anos, sem nem mesmo a recomposição das perdas inflacionárias. Esse ponto (recomposição salarial) já foi discutido em outra audiência e esperamos que tenha sido profícua para alcançar essa valorização tão necessária para nossos educadores”, frisou.
A sindicalista também assinalou a necessidade de que seja assegurada a formação continuada para os educadores, a fim de que os mesmos possam ter acesso aos equipamentos e plataformas necessárias para o pleno exercício do magistério.
Presidida pelos deputados estaduais Flávio Serafini e Waldeck Carneiro, a audiência pública contou com a participação de representantes do Fórum Estadual de Educação, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Associação de Docentes do Colégio Pedro II e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, além de especialistas e representantes entidades educacionais.