AMPLA PARCERIA NA PROMOÇÃO DE CURSOS

Na última quarta-feira (05/11), na sede nacional da centenária Sociedade Brasileira da Higiene e Saúde Pública (Sobrahsp-102 anos), no centro do Rio de Janeiro, ocorreu importante reunião de parceria entre três históricas instituições devotadas à educação: a UPPE-Sindicato, com 80 anos; a Associação Brasileira de Educação (ABE), com 101 anos e a Faculdade São Judas Tadeu, com 70 anos de fundação.

A UPPES e a ABE como parceiras oficiais se somam à tradicional Faculdade São Judas Tadeu, referência na área de formação educacional, a fim de estabelecer parceria com o objetivo de oferecer cursos livres, de graduação, pós-graduação e  uma formação continuada, em todo o estado do Rio de Janeiro.

A reunião foi conduzida pelo presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, e contou com a participação da diretora de Comunicação, professora Neuza Caldas Maia,  e a gerente do Núcleo de Ensino da UPPES, professora Suzana Mello. Representando a ABE, o professor Delmo Morani, vice-presidente da entidade. A Faculdade São Judas Tadeu foi representada pelo diretor Marcos Santana e pela vice-diretora Márcia Marques.

Para o presidente da UPPES, a parceria tem como objetivo potencializar o projeto institucional na oferta de oportunidade de formação continuada para todos os interessados em todo o estado, incluindo  de graduação. “Seguimos com o nosso objetivo institucional de oferecer aos nossos filiados e seus familiares a oportunidade de ensino de qualidade e a qualificação dos educadores que atuam nas mais diversas redes. O professor, por excelência, sempre busca se aperfeiçoar na sua formação, a fim de oferecer o melhor para seus alunos. Então, nada melhor do que uma parceria com uma instituição renomada que se soma à UPPES com o objetivo de unir forças”, afirmou o educador.

Para o professor Marcos Santana, diretor da faculdade, convênios dessa natureza são de suma importância para o pleno desenvolvimento do docente. “Estamos aqui hoje para tratar sobre parcerias e projetos, que podem ser graduação, extensão e também cursos exclusivos para turmas fechadas, atendendo a necessidades específicas. A Faculdade  São Judas Tadeus se orgulha de estar aqui e firmar essa parceria com essa entidade também de professores. Nós somos uma escola de professores e, portanto, achamos que existe muita sinergia nesse trabalho que virá a ser realizado”, assinalou.

A vice-diretora da Faculdade São Judas Tadeu destacou a importância da formação continuada para o educador. “Eu acho que essa aproximação permite que os educadores do Brasil tenham mais acesso a oportunidades de se desenvolverem. A UPPES está trazendo para a Faculdade São Judas Tadeu essa porta de oferta para novas propostas de experiência e de aprendizagem contínua dos nossos professores. A entidade tem uma longa trajetória, assim como nós, e essa longa trajetória nos dá uma credibilidade de que podemos contar com essa instituição, para também compartilhar conosco toda essa possibilidade de oferta, de novas possibilidades para os nossos educadores refletirem sobre temas relevantes para a profissão”, frisou.

Já o vice-presidente da ABE, professor Delmo Morani, ressaltou que a aproximação das entidades fortalece a educação como um todo. “A ABE, nos seus 101 anos de existência, originou-se por conta da preocupação com a qualidade da educação brasileira. Então, desde sua fundação, já tinha a preocupação de trazer os grandes nomes da educação brasileira para discutir diretrizes educacionais e trazer propostas para políticas contemporâneas da educação. Quando se aproxima da UPPES, e com a possibilidade de firmar um convênio com a Faculdade São Judas Tadeu, o que enxergamos é um canal que está mais próximo da base da educação, que são os professores, que são os guerreiros da educação, aqueles que produzem a educação. E esse canal foi extraordinário para que nós passássemos a ter uma palavra direta com aqueles que são os fazedores da educação. Quando trazemos uma faculdade com 70 anos de experiência para essa aproximação, isso é sensacional”, destacou.

A gerente do Núcleo de Ensino da UPPES, professora Suzana Mello, destacou a aproximação das três importantes instituições, a fim de oportunizar a oferta de formação aos educadores. “A parceria UPPES e a Faculdade São Judas Tadeu tem o potencial de diagnosticar e responder às demandas do campo (educacional), pois a UPPES, por sua própria natureza de representação classista, está em contato direto com a base de professores. Essa proximidade permite identificar, de forma mais acurada, as lacunas de formação, as novas exigências curriculares, os desafios pedagógicos emergentes e até mesmo as carências em termos de bem-estar docente. A Faculdade São Judas Tadeu, por sua vez, traz a expertise acadêmica para transformar essas demandas em programas de formação concretos e eficazes”, salientou.

A educadora destacou as diversas modalidades oferecidas pela instituição de ensino. “A flexibilidade é crucial para que o professor, independentemente de sua realidade, encontre o apoio necessário para aprimorar sua prática. A formação continuada é um dos pilares para a qualidade da educação. O princípio de fortalecer a capacitação dos profissionais de educação é universal e se aplica a todas as áreas”.