EXPOSIÇÃO DOS 80 ANOS DA UPPES É SUCESSO EM NOVA FRIBURGO

A UPPE-Sindicato inaugurou, nesta quarta-feira (03/09), a exposição comemorativa pelos seus 80 anos no Cadima Shopping, em Nova Friburgo. O evento contou com a presença de dezenas de estudantes do curso de formação de professores do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF), que participaram da atividade ao lado de seus professores, além de convidados, filiados e visitantes do shopping.

Organizada pela professora Annita Ferro da Cunha, diretora da 3ª Região e da subsede da UPPES em Nova Friburgo com o apoio do assessor de integração institucional José Maurício Duarte, a mostra reúne registros históricos, fotografias e documentos que retratam a trajetória da entidade na defesa do magistério e da educação pública no estado do Rio de Janeiro.

Durante a abertura, o presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, destacou o simbolismo da atividade: “A presença de futuros professores nesta exposição mostra que a história da UPPES se renova a cada geração. É uma oportunidade de valorizar o passado e, ao mesmo tempo, projetar o futuro da educação fluminense”, assinalou. O educador também ressaltou a importância da presença dos filiados e educadores da região. “A UPPES é a construção de muitas mãos e ter filiados aqui prestigiando é de suma importância, pois é também a história deles. É com grande prazer que nos encontramos aqui no município de Nova Friburgo, na serra de nosso querido estado do Rio de Janeiro, abrindo mais uma vez a exposição de 80 anos da nossa história. Agradecemos a professora Annita Ferro, bem como a administração aqui do shopping onde nos encontramos”, afirmou.

Já a professora Annita Ferro da Cunha ressaltou a importância da participação desta exposição para os educadores locais: “Trazer a exposição para Nova Friburgo é uma forma de aproximar ainda mais a UPPES dos professores, estudantes e da população. É um momento de celebração, mas também de reflexão sobre a luta e as conquistas do magistério. Está inaugurando esse evento para comemorar os 80 anos de esforço, de luta, de batalha do nosso sindicato em prol da educação desse país, desse estado e dos nossos municípios. A nossa subsede engloba 12 municípios. Hoje, estão presentes algumas representações, e eu estou muito feliz por isso. Além disso, nós recebemos com uma alegria enorme duas turmas de formação de professores do IENF. Mais alegre ainda eu fiquei com isso. Então, eu quero dar as boas-vindas a todo mundo. Quero agradecer demais o nosso presidente, o professor Dr. Stelling, porque ele é de uma dinâmica enorme, de uma alegria enorme. Ele transmite isso para a gente. E aí a gente fica muito estimulada a lutar pela UPPES, a fazer o que a gente pode de melhor”.

Para a filiada à UPPES, professora Maria Adelires Madeiro, retratar a história da UPPES é de suma importância, pois reaviva a memória dos que já viveram estes momentos e traz ao conhecimento da sociedade a rica história da entidade. “A UPPES tem uma representatividade muito grande pra mim, ela faz parte do meu próprio. Eu vivi muitos movimentos da UPPES, dei muitos cursos de especialização a professores pela UPPES, onde eu considero uma segunda família para mim. Essa exposição é muito importante para que as pessoas que não viveram aquela época, tenham noção do histórico da UPPES porque esse histórico precisa entrar no próprio de cada professor, ele precisa ter grande representatividade com o professor porque é o nosso órgão de classe. É um órgão muito respeitado, onde a gente é praticamente acariciado quando se vai à sede, é muito acolhimento por parte do pessoal da diretoria”, assinalou.

A exposição segue aberta ao público até o dia 16 de setembro, no Cadima Shopping Nova Friburgo, localizado na Rua Moisés Amélio, 17, Centro, Nova Friburgo.

Você confere a reportagem completa no nosso canal do youtube: @uppestv e também no nosso Instagram: @uppesindicato