PALESTRA DA UPPES PELOS 102 ANOS DA SOBRAHSP

O presidente prof. Dr. Stelling entregando o certificado de congratulação ao prof. Dr. Claudio Joaquim dos Santos

O Núcleo de Ensino da União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) teve participação de destaque no início das comemorações dos 102 anos da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (Sobrahsp), realizadas, na manhã desta quarta-feira (09/04), no auditório do Museu do Exército, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Representando a entidade, o professor Dr. Claudio Joaquim dos Santos Braga, coordenador do Núcleo de Ensino (Doutor em  educação, Pós-Doutor em Inteligência Artificial e especialista na temática sobre Autismo) ministrou a palestra “Autismo: saberes necessários”, trazendo reflexões acerca da inclusão, conhecimento e práticas essenciais para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A apresentação deu início à programação oficial dos 102 anos da Sobrahsp, que reuniu personalidades da área da saúde, educação, esportes, além de especialistas e representantes da sociedade civil.

O presidente da UPPES e também da Sobrahsp, professor Dr. Stelling, destacou a relevância da palestra no contexto de celebração da instituição centenária fundada pelo médico e sanitarista Carlos Chagas e que tem como patrono o também sanitarista Oswaldo Cruz. “É simbólico que, nos 102 anos da Sobrahsp, tratemos de um tema tão necessário para a construção de uma sociedade mais justa inclusiva. A UPPES comemorando 80 anos se somado aos 102 da Sobrahsp, temos quase 200 anos de atuação em prol da humanidade”, ressaltou.

O evento contou ainda com a presença de nomes ilustres, como o medalhista e recordista paralímpico, Clodoaldo Silva, referência no esporte na luta pela inclusão; a prof. Dra. Selma Sabrá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), médica e vice-presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro; além do superintendente de Inclusão do Governo do Estado, Geraldo Nogueira, bem como a coordenadora da Instituição Rio Solidário, Adreia Medrado, reforçando o compromisso com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

A participação da UPPES neste encontro reafirma o compromisso institucional com a formação continuada dos educadores e a defesa de uma educação pública de qualidade, que promova a cidadania e a inclusão social.