Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) promoveu workshop, que contou com a participação do professor Dr. Claudio Joaquim dos Santos Braga, coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES. O educador apresentou, no terceiro painel de palestras do evento, diversas formas de tecnologia assistiva, destacando inovações capazes de facilitar a vida de pessoas com deficiência.
Durante sua exposição, o professor Claudio enfatizou a importância da inclusão tecnológica como ferramenta essencial de promoção da autonomia e acessibilidade. “Hoje é uma data a ser pensada. O desembargador André Fontes falou algo importante. Ele não gosta de falar “pessoas com deficiência”. Se a gente pegar a palavra deficiência, chute a letra D, vai ficar o quê? Eficiência. É isso que nós temos que ver. O deficiente tem habilidades e competências. Todos nós temos habilidades e competências. Mesmo que seja a habilidade de apenas mover um pouco a face, mover um dedinho, é o suficiente para que possamos interagir com essa pessoa. E nós vamos ver isso aqui.”, afirmou.
O workshop reuniu especialistas, magistrados e representantes do Judiciário de diversas regiões do país. O evento reforçou a importância de iniciativas conjuntas entre setores públicos na construção de uma sociedade mais inclusiva
O convite para o workshop foi feito pela juíza federal Cláudia Valéria Fernandes que destacou e agradeceu a participação do educador. “Mais uma vez, o senhor contribuiu grandiosamente para que todos possam ter acesso a esse tipo de informação, para saber que existem programas e isso é o básico, do que se tem de mais básico na inteligência artificial. Agora, imaginemos o que tem de maior e de mais moderno, de implantes de chips, a Neuralink já saiu na frente fazendo. Então, nós vamos alcançar comunicação no mais alto nível”, frisou.
A UPPES, através do Núcleo de Ensino, reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e o compartilhamento de conhecimentos, além do desenvolvimento de práticas que promovam a inclusão social, demonstrando sua relevância no cenário educacional e social do estado do Rio de Janeiro.