Prof.ª Dra. Flávia Monteiro destacou o importante papel das instituições que defendem a educação no processo de valorização e reconhecimento dos professores. Educadora atuou como secretária de Educação de Niterói, presidente do Conselho Municipal de Educação de Niterói e Conselheira Estadual de Educação. É professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Em visita à sede da UPPE-Sindicato, a ex-secretária de Educação de Niterói, prof.ª Dra. Flávia Monteiro , se reuniu com o presidente da entidade, prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Junior, e ressaltou a complexidade da educação no país e a importância da existência de instituições que lutam em favor do educador. “Eu acho que o campo da educação é um campo complexo e enfrenta muitos desafios no nosso estado e no nosso país. Temos situações muito difíceis, ainda na educação básica; e temos que avançar muito na democratização da educação, na construção das escolas inclusivas, no aperfeiçoamento e valorização da pessoa. Então, eu acho que todas as frentes são importantes”, afirmou.
De acordo com a educadora, é necessário somar forças para avançar nos desafios acerca da democratização da educação. “Nós precisamos, sim, somar forças e trazer para o diálogo todos aqueles que querem contribuir para que essa educação se transforme. Acho que a UPPES tem um espaço muito importante, além de um papel relevante, sem dúvida, ao lado de outros atores, contribuindo para a construção dessa luta em torno da democratização, da valorização de nosso professor, que anda tão, não digo, carente, mas tão desestimulado. Então, precisamos, sem dúvida, construir estratégias para valorizar esse professor, a fim de transformar esse cenário docente”, frisou.
O papel da UPPES e das entidades representativas na promoção da qualificação profissional
A professora Flávia Monteiro, que também atua na área de pesquisa do campo educacional, como professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou a importância da iniciativa da UPPES em promover cursos que têm como objetivo a qualificação docente, a fim de garantir ao educador acesso à formação continuada. “Gostaria de parabenizar essas iniciativas que a UPPES vem promovendo, no sentido de oferecer aos nossos professores estratégias para a formação, para a sua qualificação, nas mais diferentes áreas. Nós sabemos que a sua formação não se esgota ao obter a conclusão do seu curso superior. É preciso que o professor se forme, se construa, se desconstrua, ao longo de uma vida profissional. Acredito que essa iniciativa de ampliar essa oferta deve ser muito louvada e parabenizada. Eu gostaria de aproveitar para destacar essa importância da UPPES. A UFF oferece muitos cursos, outras instituições, mas o nosso professorado é muito vasto”, salientou.
Para o presidente da UPPES, Raymundo Nery Stelling Junior a presença e as palavras da professora Flávia Monteiro são de suma importância e destacam o valor institucional da UPPE-Sindicato como entidade defensora da educação como um todo. “Uma pessoa que atuou em tantas frentes na área educacional, como o Conselho Estadual de Educação, na Universidade Federal, na Secretaria Municipal de Educação, na Rede Pública de Ensino e tantas outras esferas, sem dúvida, tem toda uma credibilidade, que foi construída com trabalhos e pesquisas na área educacional. As palavras da educadora reforçam o importante papel desempenhado pela UPPES, ao longo de sua história”, assinalou.