Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de parcerias entre as instituições, com foco especial nas questões educacionais e defesa dos direitos sociais, bem como o fortalecimento do diálogo entre os segmentos do setor jurídico e educacional.
O professor Dr. Stelling destacou a importância da reunião e a aproximação entre a UPPES e a OAB-Niterói. “A visita do presidente da OAB-Niterói Dr. Pedro Gomes e da vice-presidente Dra. Matilde Slaibi simboliza a construção de possíveis pontes institucionais fundamentais para o pleno desenvolvimento da sociedade. O diálogo entre a advocacia e a educação fortalece a democracia e a cidadania como um todo.”
A reunião foi marcada pela cordialidade e troca de experiências institucionais, buscando possibilidades de compromisso mútuo de colaboração em projetos futuros. Para o Dr. Pedro Gomes a aproximação institucional é importante. “Essa relação institucional entre a Ordem de Niterói e a UPPES é de grande importância para sociedade, principalmente, para os educadores, tendo em vista que a abordagem do atual presidente do sindicato está dando muita atenção às questões ligadas à Inteligência Artificial e também aos professores auxiliares para as pessoas com espectro autista. Isso é de grande relevância e me fez ter mais atenção nessa importância da comunicação entre a OAB Niterói e o Sindicato”, afirmou.
Já para a vice-presidente da OAB-Niterói, Dra. Matilde Slaibi, a reunião foi de suma importância para a aproximação de entidades históricas de Niterói e o fortalecimento de ações voltadas ao bem-estar da sociedade. “Esta ideia do Stelling, que é nosso amigo de longa data e, vou abrir um parêntese, sou presidente de uma academia centenária o Cenáculo Fluminense de História e Letras, à qual ele pertence, eu sou presidente do Elos Internacional da comunidade Lusíada, ao qual ele também pertence. Talvez, até as palavras elogiosas que eu vou dar podem parecer suspeitas, mas eu achei maravilhosa a ideia de unirmos forças a procura do bem comum. Então, quem sabe, vamos estudar essas possibilidades, não só em área jurídica, como em ação social, em pesquisa e outras mais? Achei muito válida”, frisou.
Participaram da reunião, as diretoras: Eliane S. Seabra, Lucinda Bezerra de Menezes, Neuza Caldas Maia, Sonia Sardela de Souza, Vanença Moraes e o coordenador do Departamento Jurídico, Dr. Joseph Araújo, bem como os advogados: Dr. Carlos Eduardo e Dra. Michele Meirelles.
A UPPES reforça, mais uma vez, sua disposição em estreitar laços com entidades comprometidas com a defesa dos direitos humanos e com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, algo que é um marco na sua história, nos seus 80 anos.
