O Simpósio UPPES de Educação 2025, realizado no dia 15 de outubro, marcou de forma especial as comemorações pelo Dia do Professor, reunindo educadores em um dia de aprendizado e reflexão acerca de tecnologia no processo educacional. O evento foi realizado na subsede Casa do Professor, espaço de hotelaria, cultura e lazer da entidade. Nesse ano, o evento teve como tema “Inteligência Artificial: Desafio Contemporâneo para a Educação – Como lidar?”, promovendo importantes debates sobre o impacto das novas tecnologias no ambiente escolar e o papel dos educadores diante das transformações trazidas pela era digital.
Na abertura, o presidente da UPPE-Sindicato, professor Dr. Stelling, destacou a importância de discutir a Inteligência Artificial sob uma perspectiva pedagógica, ressaltando o protagonismo dos educadores na construção de uma sociedade justa, crítica e consciente.
“Nós, professores, desde sempre, somos revolucionários. Estimulamos o pensamento, os questionamentos e a capacidade de enxergar o mundo com olhos curiosos e transformadores. A tecnologia é uma aliada, mas nunca substituirá o valor do educador”, afirmou.
O educador ressaltou os feitos institucionais, ao longo dos 80 anos de história, no campo do conhecimento. “Em 1958, a UPPES já promovia cursos e palestras acerca da educação florestal, na década de 60, cursos e palestras sobre psicologia, além de treinamentos diversos. Desde a nossa fundação, temos a preocupação em promover e preparar o professor para os mais diversos desafios e, dessa vez, não foi diferente. Nossas iniciativas versam sempre para a promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento da educação, a fim de que nossos alunos possam ter o melhor, sempre”, salientou.
O simpósio contou com palestrantes de destaque, que abordaram o uso ético e responsável da inteligência artificial, suas aplicações no ensino e os desafios para a formação docente. O público, composto por professores e estudantes de licenciatura, participou ativamente das apresentações, interagindo e contribuindo para a integração da inovação tecnológica à educação sem perder o foco humano.
O evento foi realizado na subsede Casa do Professor, espaço de hotelaria, cultura e lazer da UPPES, a qual tem se consolidado como um importante espaço de reflexão e formação continuada, promovido pela entidade, que reafirma o seu compromisso com o avanço da educação pública e com a valorização dos professores.
Para o coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES, professor Dr. Cláudio Joaquim dos Santos Braga, mais uma vez, o sindicato assume o protagonismo de debater e propor reflexões e análises acerca da inteligência artificial. “O professor no cotidiano lida com diversos desafios e estar atento a todas essas questões torna, mais uma vez, a UPPE-Sindicato como protagonista dessa temática, por se preocupar e buscar profissionais e instituições com o objetivo de oferecer esse conhecimento aos docentes, em um evento gratuito com toda essa estrutura”, frisou.
A coordenadora do Núcleo de Psicologia da UPPES, Jacqueline Vasconcellos, também destacou a importância do evento e ressaltou que os avanços tecnológicos não substituem as ações humanas. Ela destacou que o processo precisa ser desenvolvido, sempre levando em conta as subjetividades humanas e a saúde dos envolvidos no processo, professores e alunos. “O processo de desenvolvimento da tecnologia e o avanço da inteligência artificial, nas mais variadas camadas da sociedade, devem estar sempre comprometidos com a preservação e a promoção da saúde humana. A tecnologia precisa servir às pessoas e não o contrário, garantindo bem-estar emocional e qualidade de vida”, assinalou. O núcleo aproveitou a oportunidade para promover uma dinâmica, além de sorteios para descontrair, de maneira reflexiva, o evento. Ao chegar ao auditório, o participante era indicado a responder em uma lousa: “Como você se sente com o avanço da IA na educação e na vida?”, as respostas serviram de base para o desenvolvimento da atividade.
Organizado pelos Núcleos de Ensino e Psicologia, o Simpósio UPPES de Educação já projeta o próximo ano com uma temática que possa unir a inteligência artificial, os avanços tecnológicos e as possibilidades de avanço na inclusão das pessoas com deficiência. O evento desse ano contou com o apoio das instituições: Universidade Estácio de Sá, Unicarioca e Ibmec.
Ação Solidária
Cada participante do simpósio fez a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos foram doados para a APPAE – Niterói.
Veja como foi:
Roberto Cardoso Freire da Silva
Doutor e Mestre em Educação (PPGE/UNESA) com bolsa CAPES/PROSUP e período de Doutorado Sanduíche (CNPq-SWE) na Arizona State University (ASU), universidade número 1 em inovação nos EUA (U.S. News World Report). Tese indicada ao Prêmio CAPES de Tese Edição 2025.
O palestrante trouxe uma reflexão crítica sobre o uso da Inteligência Artificial na contemporaneidade e seus impactos nas dinâmicas sociais e educacionais. O educador debateu a formação crítica sobre a representatividade dos sujeitos em uma sociedade mediada por dados, algoritmos e desigualdades digitais.
Thiago Silva de Souza
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2018), Mestre em Informática pelo PPGI/UFRJ (2012), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pelo LANTE/UFF (2017), Especialista em Gerência e Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos pelo NCE/UFRJ (2005) e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Grande Rio (2003). Atuou como Analista de Sistemas no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) por 18 anos.
Ferramentas de Machine Learning
O palestrante apresentou experiências reais de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que exploraram e aplicaram conceitos de Machine Learning em projetos criativos e acessíveis. Ele apresentou ferramentas e plataformas intuitivas, onde voluntários foram capazes de treinar modelos de classificação, realizar reconhecimento de imagens e sons.
Marcos Antonio
Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH/UERJ, Mestre em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ, Especialista em Designer Instrucional para EAD – FACEL/PR, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UCAM, Licenciado em Pedagogia – UERJ.
O educador trouxe exemplos de como a inteligência artificial transformou o universo educacional, oferecendo novas oportunidades de ensino e aprendizagem. Ele abordou os principais desafios enfrentados na implementação dessas tecnologias, incluindo questões de ética, de privacidade e de acessibilidade. Simultaneamente, foram abordadas as possibilidades que a IA oferece para personalizar o ensino, melhorar o desempenho acadêmico e ampliar o alcance da educação de qualidade.
José Alexandro Acha Gomes
Atualmente, trabalho na Universidade Federal Fluminense, sou Diretor de Projetos da ABTELECOM, também sou membro do Conselho Empresarial de Competitividade da FIRJAN e, além disso, sou membro da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum da ALERJ. Atuo em outros países de forma remota como Gerente de Projetos da Virtualx Technologies Florida nos EUA e Gerente de Projetos na empresa GetBoarded Technologies em Portugal. Desenvolvi o projeto “IA nas Escolas” que visa incluir o ensino Inteligência Artificial nas escolas públicas estaduais do RJ adotado pela Secretaria de Educação do Estado do RJ.
O educador, que atualmente atua como parceiro do Núcleo de Ensino da UPPES, abordou o tema da aplicação da Inteligência Artificial na prática cotidiana escolar. Ele trouxe o caso de sucesso aplicado no Colégio Estadual Aurelino Leal, em Niterói. A palestra teve a participação do professor Antonio Jorge Mota Junger, diretor do colégio.