UPPE-SINDICATO MARCA PRESENÇA NA RIO INNOVATION WEEK

Na última quinta-feira, 14 de agosto, o coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES, professor Dr. Claudio Joaquim dos Santos Braga, participou da Rio Innovation Week, considerada a maior conferência global sobre tecnologia e inovação.

O educador integrou o painel sobre educação inclusiva, no espaço Rio Inclusive Talks, onde foram apresentadas ao público experiências e práticas de acolhimento na rede pública de ensino. “Hoje, falamos sobre um tema muito relevante, o autismo e mostramos a importância de estarmos cientes dos desafios que é identificar as habilidades de cada um. Como sempre enfatizo, vamos tirar o D da palavra deficiência e passarmos a utilizar Eficiência. Cada ser humano tem o seu valor e hoje trouxemos um pouco das nossas experiências no Núcleo de Ensino da UPPES para um espaço de tamanha importância que é a Rio Innovation Week”, frisou. Na mesa de debates estavam presentes a presidente do Rio Solidário, Paola Figueiredo, a coordenadora do Rio Solidário, Ana Claudia Duarte e Maíra Novoa, psicóloga.

O convite foi feito pelo Rio Solidário, organização responsável pela curadoria das palestras realizadas no Palco 11, localizado no Armazém 3, no Pier Mauá. A participação reforça o compromisso da UPPES com a promoção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e alinhada às inovações tecnológicas e pedagógicas. “Este ano, nós estamos passando por um programa de formação continuada e neste programa o tema escolhido pelas educadoras foi o autismo e por isso a nossa interface com o professor Dr. Cláudio, ele veio para capacitar e para formar as nossas educadoras de todos os nossos espaços da educação infantil. Então, nada melhor do que chama-lo para o dia de hoje, para fazer parte desse debate que é o olhar da educação para criança com espectro autista da primeira infância e foi esse debate que foi realizado, agora, com a parceria do o rio solidário nesse momento do rio innovation”, afirmou Paola Figueiredo, presidente do Rio Solidário.

A participação da UPPES no evento reforça a presença da instituição, como marca registrada nos seus 80 anos de história, na vanguarda da luta e em prol da qualificação permanente dos educadores e na promoção de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e assegurem o direito à aprendizagem de todas as crianças e jovens.