UPPES 80 ANOS: ACERVO HISTÓRICO RECUPERADO

O trabalho de recuperação do acervo histórico da UPPES está em pleno avanço. Por iniciativa do presidente, prof. Dr. Stelling, o Departamento de Comunicação tem se dedicado, desde o ano passado, à restauração e catalogação do Acervo Fotográfico da instituição, que reúne imagens desde a fundação, em 1945.

Na manhã desta sexta-feira, 11 de abril, durante Reunião Técnica, a equipe composta pela diretora Neuza Caldas Maia e o jornalista Marcelo Motta, recebeu a visita da especialista e responsável pela recuperação e digitalização do material, a bibliotecária Karen Merlim Cury,  que também é responsável pelo acervo de biblioteca do Museu de Arte do Rio de Janeiro.  Ela, que também possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense,  está contribuindo com sua experiência na preservação e organização de acervos históricos da UPPE-Sindicato.

Ao todo, 80 fotografias estão sendo selecionadas para compor a Exposição Fotográfica Comemorativa pelos 80 anos da UPPES. As imagens retratam momentos e conquistas da trajetória da entidade ao longo de suas oito décadas de história.

A abertura oficial da exposição está marcada para 11 de junho, no Museu do Exército, localizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Após a inauguração, a mostra percorrerá as Subsedes Regionais e representações da UPPES em todo o estado, permitindo que a memória do sindicato e sua luta em prol do magistério e da educação alcance todos os seus filiados, educadores e parceiros.

De acordo com o presidente da UPPES, Prof. Dr. Stelling, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a valorização da história e o reconhecimento do papel fundamental que a entidade desempenha na defesa da educação e dos educadores do Rio de Janeiro. “Estamos trabalhando para a preservação da memória institucional, que se funde com a história da educação no estado. Costumo dizer que este trabalho já é o início das preservações e comemorações pelos 100 anos, que ainda virão”, frisou.