A União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) realizou, na última quinta-feira (25/09), uma solenidade especial em comemoração aos seus 80 anos de fundação, reunindo lideranças sindicais parceiras nacionais e estaduais, colaboradores, filiados, diretores e conselheiros. O evento aconteceu na subsede Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói.
Em seu discurso, o presidente da entidade, professor Dr. Stelling, destacou a importância das oito décadas de trajetória da UPPES, marcada pela defesa da educação pública e pela valorização do magistério.
O educador lembrou das conquistas da entidade e destacou o compromisso institucional com os educadores, ao longo da história do sindicato. “Certamente, fica na minha posição, ao somatório de todas as emoções, de todos os nossos companheiros que vejo – com algumas pessoas cheguei a comentar- pensamos muito como celebraríamos esses 80 anos e voto vencido, por unanimidade, que fosse com aqueles que constroem o sindicato, honrando a memória daqueles que nos precederam e honrando aqueles que participam do nosso dia a dia, fazendo o devido funcionamento desta entidade”, frisou.
O sindicalista ressaltou a presença dos mais diversos trabalhadores. “Nós temos, desde a Diretoria, dos Conselhos, técnicos trabalhadores companheiros de todas as funções. Para terem uma ideia, hoje, em todo o estado nós não estamos operando. Estão aqui os nossos companheiros, todos trabalhadores. Somos um sindicato de trabalhadores, somos o sindicato dos professores públicos estaduais do Rio de Janeiro, professores e especialistas em educação. Desde os idos de 1945, quando as nossas predecessoras resolveram, a partir do momento que o governo não atendia, um grupo das nossas companheiras decidiu se agrupar, reunir os profissionais da educação, para que pudessem ter uma voz mais forte. Como poderíamos em pleno 2025 não estarmos unidos aqui a todos que fazem a história diária do sindicato? Então, mais do que palavras, os exemplos significam as nossas metas, pois somos uma entidade com 80 anos”, afirmou.
MOMENTOS DE EMOÇÃO E RESGATE HISTÓRICO
O evento teve dois momentos emocionantes, com a apresentação do hino da entidade pelo grupo vocal Animar de Nova Fribugo, em verso e canto, que abrilhantou a celebração, sob regência do maestro Fábio Lísias.
Outro destaque foi a entrega simbólica de selos históricos encontrados no acervo institucional, que, no ano de 1954, eram vendidos por professores filiados e estudantes do curso normal para apoiar e angariar recursos para a construção e manutenção da sede estadual da UPPE-Sindicato, que, à época, era chamada carinhosamente de “Casa do Professor”. O quadro com os selos foi entregue ao presidente, professor Dr. Stelling, pela conselheira consultiva da UPPES, professora Irinéa Pereira Gomes, como forma de representar todos os filiados da UPPES.
A solenidade reforçou o compromisso da UPPES com o magistério, a educação, a história, a cultura e a luta sindical, celebrando o passado e renovando forças para os desafios do futuro.