UPPES E CSB PRESENTES NA CONFERÊNCIA NACIONAL DO TRABALHO

A União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) celebraram o reconhecimento integral de sua delegação na etapa estadual da Conferência Nacional do Trabalho, evento promovido pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na última quinta-feira (11/12), na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.

 

A CSB estadual, presidida pela senhora Maria Bárbara da Costa, destacou-se no evento como a Central com o maior número delegados, além do significativo acompanhamento técnico e qualificado que empenhou na colaboração dos pareceres. Dentre as atuações, é ressaltada a participação da União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES), representada pela professora Luciane Azevedo e pelo assessor de comunicação Marcelo Motta, que atuaram como delegados nos grupos de discussão e contribuíram para a construção das propostas encaminhadas.

Como resultado desse desempenho, a CSB assegurou representação na etapa nacional da CNT, em 2026, com dois delegados e um suplente, consolidando sua presença nos debates que definirão diretrizes para o futuro das relações de trabalho no Brasil.

A CSB reafirma seu compromisso com a defesa dos trabalhadores, com a construção coletiva e com a participação ativa nas instâncias democráticas que determinam os rumos das relações trabalhistas no Brasil.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do ministro em exercício do Trabalho e Emprego, Chico Macena, do secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, do superintendente regional do Trabalho, Cláudio Sechin, da vice-presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB-RJ, Silvia dos Santos, do Representante da OIT, Natanael Lopes, da secretária de Economia do Mar da CTB-RJ, Cecília Rodrigues, do diretor da Firjan, Jairo Rodrigues, bem como as Centrais Sindicais como representantes dos trabalhadores.

A II Conferência Nacional do Trabalho tem como objetivo formular diretrizes e políticas voltadas à promoção do trabalho, ao fortalecimento do diálogo e à ampliação da inclusão produtiva. No Rio de Janeiro, o evento contou com representações de trabalhadores, empregadores e governo, além de representantes da sociedade civil.