Durante o seu pronunciamento, o prof. Dr. Stelling destacou a importância simbólica da educadora para a história do sindicato. “Ao chegarmos aos 80 anos, é fundamental olharmos para aqueles que ajudaram a construir essa história. A professora Yolanda está conosco desde os primórdios, filiada desde 1948, época da primeira diretoria da UPPES. Naquele tempo, nem sequer tínhamos sede própria. Hoje, ela representa um verdadeiro símbolo da nossa história e compromisso com a educação”, afirmou.
“EDUCAR É UM ATO DE AMOR”
A professora Yolanda Maria Tavares Bastos ressaltou a satisfação em ser homenageada e a felicidade em desempenhar a função de educadora. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus. É um momento tão importante na minha vida. É um momento único. E agradecer a todos vocês que vieram de longe para me prestar essa homenagem. E as minhas amigas e colegas aqui de Conceição de Macabu. Estou muito feliz com essa homenagem. Porque educar é um ato de amor. Ser professora não é só uma profissão, é vocação. E a minha vocação, o meu ideal, o meu sonho era sempre ser professora e, graças a Deus, consegui, no mesmo colégio que terminei o primário. Depois, fui para Niterói e trabalhei como professora, me aposentei, em 1970. Agradeço a Deus por tudo de bom que aconteceu na minha carreira. Obrigado a todos vocês que vieram”, frisou.
O ato de homenagear a educadora atraiu amigos e um representante da prefeitura local, o secretário de controle interno, Robson Nunes, que ressaltou a figura da professora Yolanda Maria como um verdadeiro ícone da educação. “É uma honra estarmos aqui em nossa cidade, Conceição de Macabu, homenageando uma cidadã ilustre, a professora Yolanda Maria Tavares Bastos, prestes a completar 102 anos. Com 77 anos de filiação à UPPES, Dona Yolanda tem uma história rica e frutuosa em nosso município. Sempre foi e continua sendo uma figura ativa na vida cultural e social da cidade. Ela participou diretamente do processo de emancipação do município, atuando como secretária, entre 1951 e 1952. Além disso, foi aluna do primeiro grupo escolar de Conceição de Macabu, o antigo Matias Neto, posteriormente rebatizado como Maria Lobo Viana, onde também teve a honra de lecionar. Após casar-se, viveu e lecionou em Niterói, retornando à nossa cidade após sua aposentadoria. Essa homenagem é mais do que merecida”, assinalou.
*Ex-alunos e amigos presentes*
A filiada e amiga da homenageada, professora Terezinha de Jesus Tavares destacou a atuação da educadora em prol do magistério. ” É a imagem de uma professora criada em área interiorana, que trabalhou muito tempo, com muita seriedade e respeito. Eu estou falando não só como a prima, mas ex-aluna dela, na quarta série do curso primário, na década de 1950. Ela sempre foi uma professora exemplar, assídua, muito cristã, acreditando muito no trabalho que fazia, com muita responsabilidade, e também cercada de muito carinho dos alunos”.
A ex-aluna e, atualmente, amiga, a professora Maria José de Lima Barcelos, lembrou com carinho dos tempos da escola. “Para mim, foi muito importante quando eu cheguei no antigo Matias Neto (Colégio), hoje Maria Lobo Viana. Então, eu fui aluna da Yolanda na primeira série. Ela era uma ótima professora”
Para a diretora regional (subsede de Cabo Frio), Marilene Ravizzini, essa homenagem é muito importante nesses 80 anos da UPPES. “Foi uma situação muito agradável. Eu recebendo a professora Terezinha na subsede de Cabo Frio, começamos a conversar e ela me falou que era a afilhada dela e me disse a idade. Aí eu passei para o professor Stelling, aí combinamos de fazer essa homenagem, porque ela é merecedora. São 101 anos de idade e 77 anos de filiada. A professora Yolanda é uma pessoa maravilhosa. Então, eu agradeço muito a todos vocês que tiveram essa iniciativa. Foi muito lindo o encontro aqui”, afirmou.