UPPES: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO NÚCLEO DE ENSINO

A União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES), por meio do seu Núcleo de Ensino, celebrou nesta sexta-feira (04/07) importante parceria com o professor Alexandro Acha, especialista em Inteligência Artificial e referência na área de tecnologia educacional.

O objetivo da parceria é promover iniciativas de formação continuada e atualização voltadas para aos educadores, com foco na aplicação prática da Inteligência Artificial (IA) no ambiente escolar. A colaboração busca aproximar o corpo docente das inovações tecnológicas que estão transformando o cotidiano educacional em todo o mundo.

Segundo o presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, a parceria representa um avanço estratégico da entidade na missão de preparar os professores para os desafios contemporâneos. “Queremos que os nossos professores estejam na vanguarda. Investir em formação tecnológica é investir na qualidade da educação pública e isso, com toda certeza irá se refletir no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, destacou.

Para o professor Alexandro Acha, a parceria será o momento de desenvolver uma série de atividades que beneficiarão os educadores. “A inteligência artificial, no contexto da área de educação, é essencial para professores, alunos, até mesmo, os próprios responsáveis, além de diretores e coordenadores escolares. A parte de inteligência artificial alinhada à educação base hoje em dia para que todos possam ter esse conhecimento é importantíssimo tanto na área para linguagens formais que é a base de interesse da inteligência artificial quanto para áreas correlatas”, frisou.

Atualmente, Acha é diretor de Projetos da ABTELECOM, membro do Conselho Empresarial de Competitividade da FIRJAN, membro da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum da ALERJ, Gerente de Projetos da Virtualx Technologies Florida nos EUA e possui um projeto que inclui IA nas escolas públicas estaduais adotado pela Secretaria de Estado de Educação, além de atuar no administrativo da Universidade Federal Fluminense.

Já para o prof. Dr. Cláudio Joaquim dos Santos, coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES, este convênio proporcionará uma série de avanços para cursos voltados para a área tecnológica da instituição.  Há, segundo ele, o planejamento para cursos, oficinas, bem como eventos voltados aos filiados da UPPES e seus familiares, com certificação, além de conteúdos atualizados sobre o uso pedagógico da IA e ferramentas tecnológicas. “A Inteligência Artificial é um tema importante e relevante, nos dias atuais, porque a educação, principalmente a que a UPPES destina-se a apresentar, é uma educação de extrema qualidade e, durante todos os anos, todos os séculos, a educação se apropriou de materiais que não foram criados diretamente para ela. Por exemplo, se apropriou do quadro-negro, do rádio, da televisão, do computador e agora com grande ênfase vem trabalhando com inteligência artificial em todos esses casos houve uma mudança uma adaptação e essa alteração se faz em sala de aula melhorando a qualidade de ensino”, frisou.

Para o educador, a parceria com  professor Alexandro Acha é de grande importância para o Núcleo de Ensino da UPPES. “Essa parceria é muito importante, pois vai fortalecer o nosso Núcleo de Ensino com o que é de mais avançado em tecnologia da Educação e Tecnologia Assistiva associada com inteligência artificial”, afirmou.