Representantes da União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) participaram do Seminário Internacional Desenvolvimento e Mundo do Trabalho – Desafio para as políticas públicas e para as negociações coletivas, promovido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento contou com diversas personalidades nacionais e internacionais, dentre elas, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho e o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, além de diversas representações sindicais do Brasil e do exterior. Representando a UPPES, a professora Luciane Azevedo e o assessor de comunicação, Marcelo Motta.
Durante o evento, diversos painéis foram apresentados pelos palestrantes destacando a importância da independência e do fortalecimento sindical, em meio a diversas mudanças no cenário geoglobal, desenvolvimento tecnológico, economia verde, uso da inteligência artificial e a garantia do bem-estar social dos trabalhadores. O desafio da garantia dos direitos dos trabalhadores e um regime previdenciário que acolha um número cada vez mais elevado de segurados diante de uma taxa de natalidade menor também foi destaque.
No campo brasileiro, a necessidade de investimento em tecnologias e a ampliação das políticas públicas de cuidados com idosos e crianças, além da segurança e acesso da mulher ao mercado de trabalho foram destacados nos painéis por especialistas.
A relevância do papel educacional também esteve presente no debate, pois todo o avanço necessário passa pela ampliação, valorização e investimento no setor educacional brasileiro, com efetivação da garantia do ensino em tempo integral, valorização, ampliação das vagas em creches e o investimento na formação (Bandeira histórica sempre defendida pela UPPES).
Participaram do Seminário:
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
Christoph Heuser, representante da FES
Wolfgang Schroeder – Universidade de Kassel, Alemanha
Thomas Kochan – MIT Sloan School of Management (EUA)
Jeanine Berg, economista sênior do Departamento de Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho em Genebra (Suíça)
Clemente Ganz Lucio – coordenador do Fórum das Centrais Sindicais (Brasil)
Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE
Adriana Marcolino, diretora técnica do Dieese
Laís Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Francisco Macena, secretário executivo do MTE
Marcelo Proni, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp
Centrais Sindicais
CUT (Central Única dos Trabalhadores): Sergio Nobre, presidente
Força Sindical: Juruna, secretário-geral
UGT (União Geral dos Trabalhadores): Ricardo Patah, presidente
CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil): Adilson Araújo, presidente
CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros): Antônio Neto, presidente
NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores): Moacyr Auersvald, presidente