Após reunião do grupo de trabalho, realizada no dia 21 de agosto, a UPPE-Sindicato anunciou o Simpósio UPPES de Educação 2024, com o tema: Autismo – Compreender, Conhecer e Incluir. O evento será realizado, no dia 9 de outubro, na Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói-RJ e terá inscrições gratuitas, com vagas limitadas. O simpósio contará com palestra de especialistas na área educacional, saúde e direitos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente clicando aqui.
Para o presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, a realização do primeiro Simpósio de Educação da UPPES será um marco importante para a entidade. “Nosso objetivo é trazer a compreensão e contribuir com a sociedade para um tema tão importante. Sabemos que a inclusão é mais que necessária e a educação, sem dúvida, é um dos mais importantes pilares desse processo. Por isso, juntamente com os núcleos de Psicologia e Ensino da UPPES, pensamos e organizamos este evento, que será o primeiro de muitos outros e com temas diversos”, afirmou.
De acordo com o educador, a ideia da gratuidade se dá pela importância do assunto. “Nosso objetivo é informar, orientar os educadores e a sociedade como um todo. Por isso, pensamos neste primeiro evento gratuito, para que possamos acolher e apresentar as devidas orientações com os especialistas. Contudo, por conta da limitação dos nossos espaços físicos, as vagas serão limitadas, para que atendamos aos interessados de forma confortável e acolhedora em nossas dependências a fim de que, no futuro, possamos ampliar nossas vagas, dias e, quem sabe, espaços maiores. Esse é um novo momento, a UPPES como importante espaço do educador”, frisou.
Para o coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES, professor Cláudio Joaquim dos Santos, a UPPES avança no sentido de promoção da inclusão. “As pessoas são únicas e as condições são diversas. É mais que necessário discutir essas questões com especialistas e buscar a devida inclusão das pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vivemos em um momento desafiador, onde o educador se encontra em diversas situações e não recebe, muitas vezes, as devidas orientações. Nesse simpósio, ouviremos os especialistas e indicaremos os caminhos possíveis a serem seguidos”, assinalou.
Já a coordenadora do Núcleo de Psicologia da UPPES, a psicóloga Jacqueline Vasconcellos, salientou que muitas questões acabam não sendo discutidas no dia a dia dos educadores. “Quando não há a devida orientação, a dúvida permanece. Precisamos buscar as informações necessárias e orientar os educadores para a excelência do seu trabalho no cotidiano escolar à luz da inclusão da pessoa com TEA. Os desafios são muitos, mas estamos dando os primeiros passos em direção ao acolhimento e à orientação. Este evento é de suma importância para todos”.
Também participaram da reunião do grupo de trabalho do Simpósio UPPES de Educação, a diretora de Relações Públicas e Divulgação da UPPES, Neuza Caldas Maia, o diretor da Casa do Professor, Jovenal Alcântara, bem como a supervisora administrativa da Casa do Professor, Cleia Soares e o assessor de comunicação da UPPES, Marcelo Motta.