A União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) promoveu, nesta quarta-feira (30/07), na quarta região administrativa da entidade composta por 12 municípios, importante reunião do Departamento Jurídico do sindicato com professores filiados da rede estadual, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre ações judiciais em andamento e direitos da categoria. O encontro aconteceu na Primeira Igreja Presbiteriana de Itaperuna, sendo organizado pela subsede da entidade no município, sob a direção da professora Jussara de Jesus Miranda.
A reunião foi conduzida pelo coordenador do Departamento Jurídico da UPPES, Dr. Joseph Araújo e equipe, e contou com a participação expressiva de professores de diversos municípios do Noroeste Fluminense. Durante o encontro, foram abordados temas jurídicos relevantes, como os processos relativos ao programa Nova Escola, Interníveis, Regência de Classe, Piso Nacional do Magistério, entre outros.
A ação integra a política da atual gestão da UPPES, estabelecida pelo presidente, prof. Dr. Stelling, de descentralizar o atendimento e os serviços da UPPES apenas na sede e ampliar o diálogo direto com os educadores em todas as regiões do estado. “Nosso objetivo é garantir que os professores, em todas as regiões do estado, estejam bem informados sobre seus direitos e o andamento dos processos movidos pelo sindicato em defesa da categoria”, destacou o Dr. Joseph Araújo.
A subsede de Itaperuna tem desempenhado papel estratégico na aproximação entre a UPPES e os professores da região, oferecendo todo o suporte jurídico, institucional e administrativo aos filiados. A professora Jussara de Jesus Miranda ressaltou a importância desses encontros para fortalecer a luta por valorização e reconhecimento do magistério. “É fundamental estarmos unidos e bem informados para enfrentar os desafios da profissão e garantir conquistas”. A educadora ressaltou a importância da reunião e as ações institucionais. “O saldo desta reunião é muito positivo, pois os professores atenderam ao nosso chamado e vieram. Essa será a primeira de muitas. Mais uma vez, ressalto esta iniciativa do presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, que tem promovido essa interiorização do sindicato e a aproximação com o filiado de todas regiões”, assinalou.
EDUCADORES DESTACARAM IMPORTÂNCIA DA REUNIÃO
Professores de diversas regiões do noroeste fluminense e até de outro estado relataram a importância da reunião. A professora Maria de Lourdes Jardim, de Vila Velha- ES, destacou o atendimento recebido. “Para nós os professores, isso foi muito bom, ótimo mesmo. Porque eu estava sem rumo, eu não sabia mais o que fazer, de repente eu ainda mudei para outra cidade, mas vim encontrar também, em Itaperuna, agora com um atendimento espetacular, um atendimento muito bom, gente muito honesta e eu estou muito satisfeita. Acabei de fazer o preenchimento de todas as fichas, estou aguardando o resultado, mas, com certeza, eu já sei que será resultado ótimo”, frisou.
Já a professora Eli da Silva, de Bom Jesus de Itabapoana, ressaltou o esclarecimento acerca dos processos. “Foi muito bom todos os esclarecimentos, foi ótimo participar. Tem sido ótimo, tem progredido bastante. Sou filiada há muitos anos, só de aposentada tenho mais de 25 anos então a gente vem acompanhando tudo isso, agora com a subsede aqui (em Itaperuna), tudo que está sendo feito está ajudando bastante”.
A professora Maria do Carmo Barretos, de Itaperuna, afirmou que a integração com os municípios do interior tem sido de suma importância para toda a categoria. “É importante porque os municípios do interior ficam mais longe das informações, informações diretas, precisas e objetivas. A gente precisa porque há muitas pessoas que passam comentários e agente fica sem saber o que é certo, o que deve fazer e o que não deve. Com a UPPES aqui, foi uma maravilha. A professora Jussara (diretora da subsede) é maravilhosa. Todas as vezes que vou lá (na subsede) sou atendida com carinho”.
O professor Ezequiel Pimentel de Matos frisou que, além da boa reunião, foi uma oportunidade de reencontrar amigos. “Foi bom estar aqui hoje para rever vários colegas de colégio, do tempo que a gente lecionava. As informações de vocês para nós foram muito oportunas, que a gente, às vezes, fica preocupado como está o andamento, como está a situação e isso esclareceu muitas dúvidas. Agora, é a gente ir na subsede, contemplar o trabalho que foi feito para que a UPPES continue trabalhando. Eu, por exemplo, o interniveis não recebi até hoje, era pra receber até o ano passado, já fiz e li os novos contratos, espero que agora dê tudo certinho”.
A professora Maria de Fátima, do município de São José de Ubá, também destacou a importância da reunião e o conhecimento dos andamentos dos processos. “A reunião de hoje tem muita importância, pois as pessoas ficam a par dos acontecimentos da UPPES. Eu tenho o processo Interníveis, já assinei o acordo, já há a previsão de pagamento. Hoje, foi muito importante! Comunicação é tudo”.