Na edição de 2024 do Encontro Estadual UPPES de Cultura, o público aplaudiu de pé as apresentações da vigésima edição do evento, realizado na última quinta-feira (17/10), no Teatro Anaíta Custódio Cardoso, sede da UPPES, que contou com apresentações musicais, adaptações teatrais e dança solo.
Na abertura do encontro, o presidente da UPPES, prof. Dr Stelling Junior, ressaltou a importância da promoção da arte e da cultura como uma das bandeiras do sindicato. Segundo ele, a educação se faz presente em todos esses aspectos, desde as expressões artísticas à disciplina na sala de aula. O educador ressaltou que a entidade, nos seus 80 anos de história, sempre lutou pela promoção da arte e da cultura como continuidade da educação. “Todos temos capacidades e dons diferentes para construirmos um mundo e uma sociedade melhor. O principal aqui, hoje, é esse clima de congraçamento, de troca de experiências, de visões, de preferências, de estilos, dentro da cultura. Isso nos enriquece muito. Na educação, a cultura é fundamental. A cultura e a arte expressam o sentimento e o que nós somos, enquanto humanos. Sejam muito bem-vindos à nossa casa”, afirmou.
O início das apresentações foi abrilhantado pela professora Telma Santos de Menezes, que empolgou o público com um recital de piano, com o ponto alta da canção Sá Marina, de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. O Grupo Vocal Animar, de Nova Friburgo, levantou o público com as canções Anunciação, de Alceu Valença, Flor Maior, Folclore Nacional e Luar do Sertão, Catulo Cearense.
A tarde também foi abrilhantada com os alunos do Colégio Estadual Comendador Valentin dos Santos Diniz (NATA), de São Gonçalo, que trouxeram apresentação teatral e exibição de Capoeira.
O público presente também foi presenteado com a dança solo do aluno Kerlyn Silva, do Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares, de Nirerói.
Fechando com chave de ouro a tarde de apresentações, a Orquestra Nilo Peçanha trouxe músicas clássicas e temas modernos, Mestre Vitalino (movimento I e II), La Donna Mobile, de Dimitri S. e Vingadores (Marvel).
A diretora de Cultura, Leila de Castro Meceni, destacou a importância da realização do Encontro de Cultura. “Gostaria de agradecer a todos, de coração. A arte, educação e cultura são fundamentais para termos um mundo melhor”, frisou. Já a diretora de Comunicação, Neuza Caldas Maia, agradeceu a presença de todos e ressaltou os anos que esteve à frente da organização do evento. “Quero agradecer a presença de todos na UPPES, convido-os para conhecer essa casa e sou muito feliz por estar à frente desse evento, por mais de uma década”, assinalou.
O Encontro UPPES de Cultura contou com a presença de filiados, diretores da UPPES, membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal, além de educadores e alunos.
Veja abaixo fotos do evento: