Uma tarde de música, cultura e arte

     Na edição de 2023 do Encontro Estadual UPPES de Cultura, o público aplaudiu de pé as apresentações da décima nona edição do evento, realizado na última quinta-feira (05/10), na sede da UPPES, que contou com apresentações musicais, adaptações teatrais e esquetes de humor.

    Na abertura do encontro, o diretor de Relações Públicas e Divulgação, Raymundo Nery Stelling Junior ressaltou a importância da promoção da arte e da cultura como uma das bandeiras do sindicato. Segundo ele, a educação se faz presente em todos esses aspectos, desde as expressões artísticas à disciplina na sala de aula. O educador,  que representou a presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, destacou também o papel do sindicato na luta pela valorização do magistério, além de agradecer e parabenizar todos os envolvido nas apresentações. “Todos temos capacidades e dons diferentes para construirmos um mundo e uma sociedade melhor. Vocês estão de parabéns, pois a cultura é fundamental em qualquer processo educacional de formação e cidadania.  Em nome da presidente, Teresinha Machado, parabenizo a diretora de Biblioteca e Criatividade da UPPES, Neuza Caldas Maia, bem como  todos os colaboradores e artistas. Todos vocês são vitoriosos por aqui estarem”, afirmou.

    O início das apresentações foi abrilhantado pela cantora Nath Évan, que apresentou músicas do seu repertório pessoal, além de canções populares de sucesso. A artista finalizou sua apresentação com o clássico da Pequena Sereia, na qual tem feito parte de apresentações, na cidade de Campinas, em São Paulo. A emoção tomou conta do palco do Teatro Anaíta Custódio Cardos com as adaptações teatrais da professora Leila Meceni, com o espetáculo a Andarilha.

   O Grupo Vocal Animar, de Nova Friburgo, levantou o público com a animação das canções populares como Esperando na Janela, de Giberto Gil,  além de canções reflexivas como A Paz e a versão em português de Heal The World, de Michael Jackson.

   A tarde também foi abrilhantada por recitais de piano que levou o público a aplaudir de pé a apresentação das professoras Telma de Menezes e Aurora do Couto. Diversão, música e esquetes de humor ficaram por conta dos alunos do Colégio Estadual Comendador Valentin dos Santos Diniz (NATA), de São Gonçalo, que trouxeram clássicos da música e TV dos anos 70 e 80.

   Fechando com chave de ouro a tarde de apresentações, a Orquestra Nilo Peçanha trouxe um mix de músicas clássicas como Eine Kleine e Hallelujah, temas de filmes e sucessos da MPB, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Anunciação, de Alceu Valença.

   A diretora de Biblioteca e Criatividade, Neuza Caldas Maia, destacou a importância da realização do Encontro de Cultura. “Gostaria de agradecer a todos, de coração. A última edição deste evento foi em 2019 e, após a pandemia, ficamos esse tempo sem a realização, mas estamos retomando e ficamos muito felizes com todas as apresentações”, frisou.

   O Encontro UPPES de Cultura contou com a presença de filiados, diretores da UPPES, membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal, além de educadores e alunos.

    Veja abaixo fotos do evento: