UPPE-SINDICATO PROMOVE ENCONTRO COM PROFESSORES DO NORTE-FLUMINENSE

Em reunião promovida pela sudsede de Campos dos Goytacazes, na última quarta feira (27/09), professores da região Norte-fluminense puderam esclarecer dúvidas acerca dos  processos e questões educacionais. De acordo com a diretora Regional, Célia Marins Peixoto, o encontro foi uma oportunidade de deixar os filiados cientes das ações promovidas pela UPPE-Sindicato. Segundo ela, mesmo diante dos momentos de maior adversidade vividos pela humanidade, nos últimos anos, que foi a pandemia de covid-19, o sindicato não deixou de trabalhar e garantir os direitos do professorado fluminense. “Vivemos um momento muito difícil, mas estamos superando tudo isso. A UPPES nunca deixou de trabalhar para garantir o direito dos professores. Mesmo diante das maiores adversidades asseguramos o direito dos educadores, através do trabalho da subsede de Campos, juntamente com o Departamento jurídico, além de toda equipe da UPPES”, frisou.

Já o diretor de Relações Públicas e Divulgação, Raymundo Nery Stelling Junior, destacou a força da UPPE-Sindicato em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o educador, é de suma importância que todo filiado saiba das ações institucionais e tenha a certeza de que a UPPES está próxima dos seus educadores.

Para ele, tais práticas demonstram a importância institucional e a necessidade da participação constante dos filiados nas ações promovidas pelo sindicato.  “A UPPES, este ano, completou 78 anos e não é pouco tempo. Todos os presentes sabem o que é ser um educador e ser professor no Brasil. Sabemos o que é defender uma educação, sobretudo, a educação pública que, embora muito falada, nunca é valorizada. A UPPE-Sindicato surge da necessidade do magistério se posicionar a favor do direito à educação, o qual passa, primeiramente, pelo resgate do respeito e da dignidade do educador, pois quem está na ponta da formação cidadã é o professor. Temos reivindicado do poder público, seja legislativo, executivo ou judiciário, sempre, muitas demandas da categoria, para assegurar os direitos do magistério público”, salientou.

O sindicalista ressaltou o trabalho e a dedicação da presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, em prol dos professores e de toda a educação no estado. “Nossa presidente, professora Teresinha, sempre tem ressaltado a necessidade do investimento em educação e valorização do professor e encaminhou a todos os presentes uma saudação especial, enfatizando todo seu respeito e carinho com todos os filiados”, assinalou.

Esclarecimento sobre ações judiciais

A Dr.ª Flávia Souza, advogada da UPPES, apresentou um panorama geral das ações judiciais movidas pela UPPE-Sindicato e esclareceu dúvidas acerca do pagamento dos processos. “Nosso objetivo hoje é esclarecer as dúvidas dos professores e mostrar o trabalho desenvolvido no Departamento Jurídico da UPPES. Montamos uma equipe de trabalho a fim de garantir os direitos dos educadores”, afirmou. A advogada ressaltou os desdobramentos dos processos Interníveis e Nova Escola, além de explicar as diretrizes da ação judicial movida com o intuito de garantir o cumprimento do Piso Nacional do Magistério. Muitos professores aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas de questões específicas a respeito dos seus processos individuais.

Realizada no auditório da Associação Comercial de Campos dos Goytacazes, a reunião contou com professores de diversos municípios do Norte-Fluminense. A diretora de Biblioteca e Criatividades da UPPES, Neuza Caldas Maia, participou do encontro, que contou com a organização das colaboradoras da subsede Isabela Henriques e Gisela Rangel.

A diretora Regional Célia Marins Peixoto fez a abertura do encontro

 O diretor de Relações Públicas e Divulgação, Raymundo Nery Stelling Junior, destacou a força da UPPE-Sindicato em todas as regiões do estado

A advogada da UPPES Dr.ª Flávia Souza apresentou um panorama geral das ações judiciais