Governo do Estado autoriza convocação de 600 professores concursados

O governador Cláudio Castro autorizou a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) a convocar 600 professores aprovados nos concursos públicos promovidos pela Seeduc, nos anos de 2013 e 2014. O ato do governo estadual é uma das principais reivindicações da UPPE-Sindicato, nos últimos anos. A UPPES tem cobrado das autoridades estaduais o ingresso de docentes na Rede Estadual de Ensino, com o intuito de suprir a carência de professores nas mais diversas disciplinas.

A defesa do concurso público como forma de ingresso na carreira docente também é bandeira de luta do sindicato, assim como a valorização da categoria. Em recente artigo publicado no jornal Folha Dirigida (e disponível aqui), a presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, alertou para o  grave problema da rede pública  que é o déficit de educadores.

No artigo, a educadora afirmou que o que mais afeta o processo de aprendizagem dos estudantes é a falta de professores na rede. “O principal fator que afeta o processo de aprendizagem é o déficit de professores na rede estadual de ensino, o que perpassa pelos baixos salários e pela constante desvalorização da categoria”. A UPPES continuará acompanhando todo o processo, a fim de garantir a devida nomeação desses educadores e o respeito aos direitos assegurados pelo Plano de Carreira do Magistério.